
Meu nome é Andre Bereta tenho 36 anos e praticamente à 20 anos trabalho com produção musical, gravação e composição. Nos últimos dez anos vinha me questionando porque nunca havia recebido nada de direitos autorais e conexos como autor, músico, arranjador ou produtor dos CDS que participei.
Em 2010 meus companheiros de Ministério (Comunidade Evangélica de Maringá) começaram a receber direitos e conexos e eu nada.
Após persistir, pude colher um pequeno resultado destes trabalhos. Recebi um valor abaixo das expectativas, mas foi o que aconteceu. Então vendo meus parceiros recebendo veio um conformismo em meu coração de que os trabalhos que participei não tiveram relevância a ponto de gerar conexos e minhas músicas eram fracas para gerar direitos autorais e fiquei com isto na mente.
Neste ano de 2012 estava ministrando em Belo Horizonte junto com queridos amigos da Banda Graça em um culto semanal de oração na Batista da Floresta. Após uma palavra tremenda resolvi fazer uma oferta e lancei minha semente com uma finalidade. Peguei a melhor nota, a mais nova e de maior valor que eu tinha e orei assim: Deus julga esta minha causa, pois , meu coração já nem tem mais esperanças. E depositei ali minha oferta. No dia seguinte recebo um telefonema da minha esposa que estava em Maringá me dizendo que havia recebido uma ligação de uma empresa do Rio de Janeiro chamada “Minha Autoria” e que um representante daquela empresa lhe teria explicado com muito carinho e paciência tudo o que estava impedindo de que meus direitos chegassem até as minhas mãos. Como havia feito uma oferta diante de Deus pedindo resposta e solução para estes problemas, cri sem titubear que eles estavam sendo instrumentos nas mãos de Deus para solucionar meus problemas.
Me explicaram como funcionava tudo, li o contrato, encaminhei a uma advogada amiga pra dar uma olhada e ela me disse que se eu assinasse estaria daqui para frente tranquilo quanto aos meu direitos, pois a forma de trabalho era a mais justa e honesta possível. Acreditei fielmente que eles fariam o melhor.
Nunca fui tão bem atendido e recebido em minha vida, telefonemas e conversas muito bem explicadas, com detalhes e sempre obtendo minhas respostas. Em menos de uma semana já conseguiram levantar muitas coisas que estavam retidas por causa de coisas tão pequenas. Resumindo, exatamente um mês e meio depois do primeiro contato recebi grande parte dos meus direitos que estavam retidos e de verdade nunca imaginei que receberia algo deste nível.
Sou grato a Minha Autoria primeiro por serem resposta a uma oração e semente que lancei em Deus e também por tanto carinho e paciência com a minha vida. Hoje eu sou Minha Autoria de coração e não abro mão desta assessoria por nada, indico a quem quer que seja, pois idoneidade, honestidade e agilidade não são palavras que ouvi nas conversas, mas foram atitudes que eles tiveram comigo em todos os momentos deste processo. Estou tranquilo, pois , sei que eles protegem os meus direitos e sempre estão me ligando, avisando, instruindo sobre tudo que abrange o meio em que trabalho. Nós que somos músicos e mexemos com as emoções e sentimentos normalmente não sabemos lidar com burocracias, documentos, papeis e outros, então eu hoje estou focado em criar e respirar música e a Minha Autoria cuida da minha criação.
André Bereta